Sobre os tijolos

Fácil de fabricar e de construir com ele , o tijolo ecológico é considerado ecológico por não necessitar de queima para sua cura, evitando assim a emissão de gases na atmosfera bem como a destruição de dezenas de árvores para cada casa construída. O tijolo é secado naturalmente através de um processo chamado hidrocura. 

Aparece como sendo uma alternativa viável e econômica para a construção de casas, muros, pisos e inúmeras outras possibilidades, com total segurança e beleza estética. Não polui nem provoca degradação na natureza, pois não necessita ser queimado. 
E ,modo geral, a Engenharia Civil vem adotando esta técnica que mais parece brincadeira de criança, que é o uso de tijolos ecológicos, que são semelhantes às peças de Lego. À primeira vista parece um tijolo comum, mas existem diferenças, dentre elas e sendo a mais gritante, os dois furos no meio dos tijolos, que permitem o encaixe de um no outro e uso para rede elétrica e hidráulica.Nos últimos anos, aumentou o número de fábricas abertas em todos os estados brasileiros e logo, com a criação de Leis de incentivo do produto pelos governos municipais, estaduais e federal (que já está acontecendo), estará definitivamente solidificado no mercado brasileiro.

Vantagens / Advantages


As vantagens do tijolo ecológico são as seguintes:

.
1 Agilidade na execução e menor consumo de materiais para realizar instalações elétricas e hidráulicas: Toda a tubulação necessária as instalações elétricas e hidráulicas é embutida em seus furos dispensando a quebra de paredes, como ocorre na alvenaria convencional. Nas instalações elétricas, dispensa a utilização de conduites e caixas de luz, permitindo que os interruptores e tomadas sejam fixados diretamente sobre os tijolos. Além de uma menor utilização de materiais, o uso do tijolo ecológico propicia maior agilidade na execução da obra.


2. Isolamento térmico: O tijolo ecológico em função de seu formato oferece um  resultado térmico e acústico muito superior ao tijolo convencional. O furo dos tijolos formam câmaras térmicas que evitam que o calor que esta do lado de fora penetre no interior da residência. Com isso a temperatura interna é inferior a externa. Estas mesmas câmaras ajudam a retenção de calor interno durante o inverno.


3. Isolamento acústico: Como o tijolo modular possui apenas dois furos as paredes ficam mais sólidas propiciando maior isolamento acústico.

 
4.Redução do tempo execução obra: Por se tratar de um tijolo estrutural de encaixe, o tempo de obra reduz consideravelmente. Além de não necessitar de concreto no assentamento dos tijolos.

 
5. Melhor acabamento: por serem fabricados em fôrmas sob pressão, possuem um formato mais regular do que os tijolos convencionais  tendo como resultado paredes muito mais bem acabadas dispensando a utilização de reboco de regularização.

- na sua produção, não são utilizados fornos, para a queima do tijolo. Com isso, reduz-se o consumo de combustível (madeira para queima), o desmatamento e a emissão do gás carbônico no planeta;
- na obra, o tijolo diminui a formação de entulhos de materiais, pois não é necessário quebrar paredes, para colocar tubulações de água, esgoto e fiação elétrica;
 - a construção é feita de forma mais rápida;
- o solo cimento reduz em aproximadamente 80% a quantidade de cimento utilizado na obra;
- o tijolo facilita o nivelamento das paredes e diminui a quantidade de reboco a ser aplicado nas paredes, pois as dimensões seguem padrões;
- as colunas de sustentação são feitas dentro dos tijolos, reduzindo a quantidade de materiais auxiliares, como por exemplo: a madeira;
- as paredes possuem um isolamento termo-acústico;
- o tijolo gera uma economia na obra em até 40% do seu valor final (EKOBUILD);- as paredes possuem uma distribuição de carga melhor que as convencionais 
Produção do tijolo / Production brick

Os materiais básicos para a produção do tijolo ecológico são: solo, cimento e água, como mostra a figura 3. Dependendo do solo é necessário utilizar outros materiais para corrigir a composição da mistura. Após misturados, eles são triturados (figura 4) e/ou peneirados para seguir um padrão de granulometria.

Recomenda-se que a primeira fiada seja muito bem alinhada (figura 13), de forma cuidadosa, para se obter um ótimo nivelamento da futura parede, pois se a primeira fiada não for muito bem feita existirá problemas de nivelamento da parede, comprometendo a construção.

Mais resistente: O tijolo ecológico é 4x mais resistente que o convencional, por isso dispensa vigas de concreto (estrutural), assim também contribuindo  para a proteção da natureza através da menor utilização de materiais poluentes na construção da sua casa.

Um comentário:

  1. Olá, podemos conversar por email? Quero construir com tijolo ecologico mas estou muito receosa. Gostaria de saber a opnião de quem ja passou pelo processo. Um abraço, sua casa ficou linda

    ResponderExcluir