VEJAM ESTAS EXPLICAÇÕES QUE ACHEI NESTE BLOG:
Como realizar o acabamento do tijolo ecológico
Na fase de acabamento é que se nota a redução de custos gerados pela aplicação do sistema construtivo com tijolo ecológico, por não necessitar a utilização de acabamentos extravagantes.
A criação de economia na obra, se da pela possibilidade de criar ambientes customizados, graças às faces regulares do produto, o que auxilia na aplicação de diversos tipos e formas de acabamentos.
O acabamento final interno e externo deve ser feito com o rejuntamento dos vãos entre os tijolos, que tem o objetivo de tirar a aparência das juntas de dilatação entre os elementos. A mistura de solo com cimento serve para criar um rejunte natural e relativamente barato, mas pessoas que desejam um acabamento perfeito podem utilizar rejunte comum para pisos.
A impermeabilização do tijolo deve ser realizada com aplicação de resina, gesso, textura, tinta ou reboco, entre outras formas de acabamento. O ideal é que o tijolo seja protegido da ação do tempo para evitar o surgimento de patologias. Utilizar o tijolo com efeito aparente pode ser feito com aplicação de tinta ou resina, tanto internamente como externamente, possibilitando uma economia no custo final da obra.
Catia: li seus comentários no meu blog (www.acasadonossojeito.blogspot.com.br/). Sim, a mão de obra é muito ruim. Os pedreiros não tem idéia de como usar o tijolo dito ecológico. No seu caso parece que eles usaram cimento entre os tijolos. É isso mesmo? Na minha construção, pelo menos isso eles não erraram. Deve-se usar cola "branca". É suficiente e não usa cimento, areia, etc.. Muito mais limpo.
ResponderExcluirCuidado com o rejunte dos tijolos. No meu caso os pedreiros usaram misturas diferentes com pigmentos em quantidades diferentes. Como resultado o tom externo da casa não é único. A casa, como um conjunto, fica bonita mas se formos olhar com mais detalhes aparecem as imperfeições.
Mesmo as paredes internas, entre os cômodos da casa, precisam ter esse rejunte, Na falta dele ou de qualquer outro elemento (massa corrida, gesso, azulejos, etc.) as paredes ficam semelhantes a "buracos de fechadura" Dá para ver o outro cômodo. rsrsrsrs.
Entretanto parece que na sua construção eles fizeram certo: as colunas para distribuição de energia, água, etc. ficarão livres. Eles colocaram "garrafas PET" nessas colunas quando tiveram que passar a cinta de concreto para "amarrar". Na minha, eles não colocaram as "garrafas". Com isso, se eu quiser passar uma nova linha de energia eu terei que quebrar a parede.
Quanto às paredes tortas: já faz algum tempo que não se usa mais fio de prumo, esquadro, principalmente o de 90 graus, régua de nível e outras ferramentas primitivas. Ainda bem que no passado se utilizavam ferramentas primitivas e foi possível construir o Parthenon, o Coliseu, e outras obras.
Detalhe importante, que ainda está em tempo para você: envolva os canos de esgoto, tanto do chuveiro quanto o da privada em manta isolante de ruido. Quando alguém toma banho no andar superior é possível se ouvir, no andar inferior, a água escorrendo pela tubulação. Exemplo disso é quando você está em uma garagem de edifício e a tubulação de esgoto, que está aparente, é usada. Claro que na garagem não faz diferença mas na sua sala de visita ficará ruim. Na nossa casa isso não foi feito e o barulho é desagradável e suficiente para chamar a atenção.
Independente disso; morar em uma casa projetada por você é sempre maravilhoso.
Boa sorte. Linda